Serviços

Microfisioterapia e MKE

A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que vai avaliar através do toque a repercussão no corpo de eventos físicos, químicos e emocionais.
Seus criadores, os franceses Patrice Benini e Daniel Grosjean, descobriram que todos os tecidos do corpo, do epitelial (pele) ao nervoso, guardam a memória dos traumas que sofreram em qualquer fase da vida. O fisioterapeuta utiliza de toques bem suaves e específicos, chamados de micropalpação. E através destas micropalpações, são encontradas estas memórias celulares. A partir daí, há um estímulo ao corpo de reconhecer a lesão e corrigi-la. Estas memórias celulares podem ser geradas durante toda a sua vida, durante a sua gestação ou vinda de seus antepassados. Por isto, ajudamos o seu corpo a eliminar a causa do seu sintoma, assim ficando livre para voltar a funcionar normalmente. Com o corpo voltando a funcionar sem a memória que o bloqueava, temos a melhora do sintomas, um equilíbrio do corpo e restauração da saúde.

 

BASES DA MICROFISIOTERAPIA


A Microfisioterapia se baseia na Embriologia, que estuda o desenvolvimento do ser vivo desde a fecundação até o final do estado embrionário. Como o cérebro, a pele e seus anexos possuem a mesma origem embrionária (o ectoderma), isso explica a profunda relação entre eles. Acontece que, sem que nos demos conta, mergulhados em nossas rotinas, os sentimentos e as emoções são registrados pelo sistema nervoso e permanecem afetando nossa saúde quando não são tratados. Diante disso, a Microfisioterapia promove o tratamento por meio de toques específicos sobre a pele, a fim de estimular o sistema nervoso a eliminar esses registros e restabelecer o equilíbrio físico e emocional. Esse processo tem como fundamento quatro princípios elementares: a autocura, a cicatriz patológica, a correção homeopática e a micropalpalção.


Auto-Cura: Todo ser vivo é capaz de autopoiese, o que quer dizer que é capaz de fazer algo por ele mesmo e para ele mesmo usando sua capacidade de auto gestão e de auto correção, que é a base cicatrização ou da imunologia. O corpo pode reconhecer seu agressor (antígeno) e se defender (anticorpos). Quando a agressão é muito forte ou quando chega de surpresa e o corpo não conhece o agente agressor, esta capacidade de autopoiese não se manifesta e os sintomas da doença se instalam. O Fisioterapeuta faz seu trabalho para mostrar ao corpo a origem da agressão, o mecanismo de auto cura poderá então se iniciar.

Cicatriz Patológica: A cicatriz patológica é o vestígio deixado pelo agente agressor no corpo. Quando o corpo tenta reparar uma agressão, mas não consegue eliminar o agente agressor por uma deficiência do sistema imunológico ou porque a agressão foi muito forte, é formada uma cicatriz patológica. A cicatriz patológica desequilibra as células e tecidos atrapalha suas funções provavelmente gerando sintomas. É sobre a cicatriz patológica que o gesto de correção deve ser aplicado (local da entrada do agressor = etiologia). 

Correção Homeopática: A microfisioterapia e a homeopatia seguem as leis da cura pelo semelhante (reprodução da agressão) e do infinitesimal (medicamento diluído, palpação mínima, micro). O gesto de correção será efetuado sobre o local da porta de entrada da agressão (cicatriz patológica) e será o menor possível, de maneira infinitesimal (micro). 

Micropalpação: É o gesto manual, utilizado pelo Fisioterapeuta para trabalhar sobre o corpo do paciente tanto para o diagnóstico funcional onde se localizam as memórias na cicatriz patológica, como para saber quais foram as conseqüências deste agressor (sintomas). 


ATENÇÃO: Para maiores esclarecimentos sobre a Microfisioterapia favor direcionar-se a aba Dúvidas Frequentes, ou de Contato e enviar um e-mail ou ainda pelo telefone (pelo botão agende seu horário).

Agende seu horário